Talvez você nunca tenha ouvido falar no nome "dor trasitória abdominal associada ao exercício", mas a gente tem certeza que você sabe bem o que é: esse é o nome um pouco mais complicado para aquele desconforto que muitos corredores, principalmente os que estão começando agora, sentem depois de algum tempo de exercício.
A dor varia muito: pode ser muito forte, chegando a incomodar todo o tronco, ou bem mais sutil, como se você tivesse levando pequenos golpes na região do abdomen. Mas, independente da intensidade, uma coisa é certa: esse incomodo é chaaaaato. E, de tão chato, nem a medicina consegue descobrir de onde vem essa dor lateral: "Existem algumas teorias, mas nenhuma é
totalmente comprovada", explica a fisioterapeuta Renata Correa, que também faz seus treinos regularmente.
Respiração
Já que a medicina ainda não sabe de onde vem essa dor, Renata diz que o jeito é se prevenir de todas as formas possíveis para não ter que sacrificar seus treinamentos. "Quando eu corro com os amigos, costumo ouvir que a 'dor do lado' acontece por causa da respiração, mas não é bem isso", ela conta. Essa é, sim, uma das teorias que justificam a dor abdominal, mas hoje é considerada uma das menos válidas - a culpa era dada à respiração errada, em um ritmo forte e, principalmente, inspirando pela boca. "A teoria diz que o diafragma começa a trabalhar mais rápido e, para isso, precisa de mais sangue, que também é usado em maior quantidade em outras partes do corpo por causa do exercício. E é aí que começam os espasmos", conta Renata.
Sendo verdade ou não, não custa nada se prevenir e se concentrar em uma boa respiração durante os treinos - "muitos corredores iniciantes tendem a usar mais a boca do que o nariz para respirar", a fisioterapeuta lembra. "Fazer outros exercícios aeróbicos e praticar yoga, por exemplo, ajudam a fortalecer o diafragma e te ensinam a respirar do jeito certo".
Estresse dos ligamentos
Uma outra teoria também tem o diafragma como vilão: "essa também tem nome difícil, 'estresse dos ligamentos peritoneais'", brinca Renata. Ela explica que vários dos nossos órgãos não tem total sustentação, fazendo com que eles se mexam bastante durante uma corrida. O movimento acaba fazendo encontros bruscos do fígado, por exemplo, com o diafragma, causando bastante desconforto".
Postura
A má postura também pode ser responsável pelas dores laterais. "Correr de forma errada pode comprometer vários nervos da região abdominal", alerta Renata.
Prevenção
Ainda bem que a prevenção da dor lateral acaba não sendo tão complexa quanto as teorias de sua causa. Na dúvida, se previna para todas as possibilidades: faça uma boa respiração, acerte a postura e, o mais importante, vá no seu ritmo e, se as dores apertarem, procure um médico. Assim, você garante um treino divertido e saudável para toda a vida!
Escrito por Alex Correa, Nike Blogger
Fonte: http://bit.ly/zDMCyo
Foto: George Volpão (http://www.georgevolpao.com/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário