O doce contém substâncias que estimulam a produção de serotonina, hormônio que atua no sistema nervoso central e proporciona a sensação de relaxamento e prazer. Além disso, o cacau contém teobromina e flavonoides, que favorecem a diurese e estimulam o sistema nervoso central e o músculo cardíaco, contribuindo para o bom funcionamento do coração e prevenindo a hipertensão arterial. E, apesar do alto conteúdo de gordura saturada da manteiga de cacau, estudos indicam que ela se transforma num tipo benéfico de gordura, que não contribui para o aumento da taxa de colesterol no sangue.
Por isso, listamos dicas e motivos para você comer chocolate, mas com cuidado
Humor
1 – Ele faz maravilhas pelo humor das pessoas porque possui triptofano, aminoácido precursor da serotonina, que nos dá a sensação de bem-estar.
Ofereça um pedaço a seu pior inimigo e você e ele vão se sentir melhores.
Sexo
2 – 50% das mulheres preferem chocolate a sexo.
Cientistas britânicos descobriram que as mulheres liberam quatro vezes mais endorfinas depois de comer chocolate do que depois de um carinho. Então, use isso a seu favor e leve o chocolate para cama. Ela fica mais bem humorada e vai amar a ideia. Além disso, a cafeína no chocolate também aumenta sua agilidade para o que vem em seguida.
Para inovar, tente uma sobremesa de framboesas com chocolate meio margo derretido.
Alerta
O chocolate contém muita gordura saturada, prejudicial à saúde por se acumular nas paredes das artérias. “Embora sejam comprovados os benefícios do chocolate na prevenção das doenças cardiovasculares, o consumo deve ser em pequenas quantidades”, afirma Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, de São Paulo. “Os mais perigosos são o chocolate ao leite e o branco”, diz a nutricionista Vanderli Marchiori. Meros 25 gramas de chocolate ao leite (um décimo da barra que você compra no supermercado) pode apresentar 5 gramas de gordura saturada, o equivalente a 20% do consumo máximo diário recomendado.
Por isso, prefira o chocolate amargo, que tem maior teor de flavonóides, substâncias presente na semente do cacau que age como protetor cardiovascular e muito mais light.
Dica boa
Prove chocolate com muito cacau (quanto mais amargo, mais cacau) e combine-o com vinho do Porto. Você terá dose dupla de polifenóis, que aumentam o bom colesterol.
Fonte: Revista Mens Health
Nenhum comentário:
Postar um comentário