sexta-feira, 2 de março de 2012

O bravo das montanhas



Ele corre desde os 14 anos, e começou no projeto Criança Futuro da Universidade Gama Filho, correndo em pista (1.500m – 3.000m) com obstáculos. Com 17 anos entrou para o serviço militar, quando deu inicio a sua participação em Corridas de rua, maratonas e provas mais longas.

A história é longa, treinou durante 4 anos com Vinicius Ariente, seguido de mais 5 anos treinando com o “Filé” (Jorge Augustinis). Hoje traz em sua bagagem 18 anos de experiência em corrida.

Graduou-se educação física, o que possibilitou com que pudesse começar a montar os próprios treinos e a buscar provas de Trail Run.

Suas principais conquistas são: Campeão do Endurance Challenge The North Face 50km Salta – Argentina 2011, Campeão do XTerra Endurance 50km Ilhabela – Brasil 2011, Vice-Campeão da Ultramaratona dos Andes 50km Santiago – Chile 2011, Vice-Campeão Cruce de Los Andes 2012 Chile/Argentina 100km. Todas em Trail Run de alta montanha.

É treinador de Triathlon Nível I CBTRI e de corridas de rua e Trail. Sendo ele apaixonado por paisagens, natureza e meio ambiente, foi atraído pela integração com a natureza presente nas corridas de aventura. Ele deseja explorar as montanhas e conhecer novos lugares.

Iazaldir se encantou com o Cruce de Los Andes, local onde realizou sua ultima prova até o momento. Foi a segunda edição em que participou, e acredita que este é um evento único com uma atmosfera diferente. Todos os atletas estão lá passando pelas mesmas situações, a noite todos juntos no acampamento , dividindo a comida, etc. O seu companheiro de prova foi José Virginio de Morais, nosso também guerreiro das montanhas e vice campeão por 3 anos consecutivos do K42 Bombinhas.  

A dupla trouxe pra casa o segundo lugar, um resultado muito bom diga-se de passagem, ressaltando o fato de que moram em estados diferentes, sendo um do Rio e o outro de São Paulo. Obteram este resultado mesmo passando por todo o tempo de treinamento separados. 

Na North Face em Ilha Bela, setembro de 2011, foi a única ocasião em que estiveram juntos antes do desafio do Cruce. Ademais, é de se questionar se podemos dizer que estiveram juntos, uma vez que estavam lá competindo, um contra o outro. O resultado premiou Iazaldir em primeiro lugar, seguido de Virginio em segundo.

Sua maior dificuldade encontrada em provas de montanha, foi a adaptação aos diferentes terrenos e situações do ambiente, como exemplo provas em que é  preciso passar por areia vulcanica, gelo, água, etc.

Iazaldir ainda não esteve presente nas edições da Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon, mas quer estar presente neste ano bem como na edição a ser realizada no Peru, por gostar de explorar novos lugares e por ainda poder aliar o turismo e a corrida.

Ele acredita que o terreno no K42 Bombinhas favorece Giliard Pinheiro, porque além de ser um atleta local, ele conhece todo o percurso e treina intensamente para esta prova. 

A receita de toda esta felicidade e o segredo para manter o sorriso sempre no rosto é muito simples: “Fazer as coisas com amor”. "Trabalhar e fazer as coisas com paixão, quando fazemos o que gostamos, colocamos muita energia boa, fazendo com que a atmosfera e todas as coisas se canalizem para isso” Revela Iazaldir.

E agora? Será que temos mais alguém nessa disputa?  Que venha o desafio! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário