terça-feira, 21 de agosto de 2012

Giliard é tetracampeão na K42 Bombinhas e argentina Adriana Vargas bate recorde do percurso


Foto: Andrea Longhi (Asics)


A Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon by Asics, em sua quarta edição, reuniu cerca de 900 corredores na manhã de sábado, no litoral de Santa Catarina. Neste ano, a prova bateu o recorde de participantes, reunindo competidores de 15 estados brasileiros e do exterior, principalmente uruguaios e argentinos. 

Entre os homens, tetracampeonato de Giliard Altair Pinheiro, com 3:09:42. No feminino, a argentina Adriana Vargas não só venceu a prova como superou o recorde do percurso, com 4:09:04.

O dia nublado com pouco vento e temperatura média de 20°C beneficiou os corredores. Fatores, entretanto, que não diminuíram as dificuldades. A prova teve duas metades bem diferentes nesta edição. Nos primeiros 21 km, a lama deixou muito escorregadia tanto a subida quanto a descida do Morro da Antena, exigindo demais da técnica e da atenção dos corredores. Houve até chuva. Já nos outros 21 km, o piso estava seco, mas, daí, o desafio foi a altimetria, com longas e íngremes subidas, além do costão na beira-mar. Quem teve mais resistência, saiu-se melhor.

Entre os homens, Giliard liderou desde o início. Natural de Bombinhas, o campeão conhece as trilhas como poucos, o que fez a diferença neste ano, principalmente porque enfrentou um perseguidor implacável, o triatleta Alexandre Manzan, que manteve um ritmo constante durante os 42 km, terminando na segunda posição na sua estréia em maratonas trail-run.

Com 3:09:42, Giliard não bateu o recorde da prova, mas manteve a invencibilidade no K42 Bombinhas, ganhando novamente o direito de participar da etapa final do Circuito K42, em novembro, na Villa La Angostura, na Patagônia argentina. “Treinei 50 dias para esta edição. Saí para bater o recorde (3:07:22, de 2009, no primeiro ano), mas não deu. Porém, fiquei muito feliz por ter defendido o título, ainda mais pela disputa com o Manzan, um atleta de elite acostumado a enfrentar provas difíceis.” 

No feminino, a argentina Adriana Vargas assumiu a primeira posição por volta do km 21 e a partir daí acelerou tanto nos trechos planos quanto nas trilhas para vencer com o tempo recorde de 4:09:04 (a melhor marca até então era 4:10:19, de Rosália de Camargo, no ano passado). Natural de Córdoba, a campeã veio pela primeira vez ao Brasil e elogiou as duas características básicas da K42 Bombinhas: as belezas naturais e as dificuldades. A melhor brasileira foi Cilene dos Santos, na segunda posição, com 4:13:46.

Com o aumento dos participantes em 28% na comparação com a edição de 2011, uma das preocupações da organização da K42 Bombinhas neste ano foi com a segurança dos corredores, com socorristas estratégicamente localizados durante todos os trechos de trilhas e munidos com rádios para qualquer necessidade, incluindo ambulâncias de prontidão durante as 9 horas de tempo-limite da corrida. 

Além disso, a lancha para regaste na Praia da Lagoa comprovou sua eficiência, socorrendo uma atleta da equipe JVM Trail Run que quebrou o tornozelo e também a argentina Roxana del Cid, que passou mal – o barco as levou rapidamente até a ambulância, que aguardava dois quilômetros adiante, no final da Trilha Costeira. 

A Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon by Asics contou pelo quarto ano consecutivo com o patrocínio majoritário da Pousada Vila do Farol. A prova teve ainda os patrocínios da Asics (Patrocinadora e Marca Esportiva Oficial), Prefeitura Municipal de Bombinhas e Revista Go Outside. 

Resultados K42 Individual

Masculino
1) Giliard Altair Pinheiro – 3:09:42
2) Alexandre Manzan – 3:11:21
3) Fernando Beserra da Silva – 3:27:40
4) José Virgínio de Morais – 3:28:00
5) Carlos Magno Gonçalves – 3:30:29

Feminino
1) Adriana Vargas (Argentina) – 4:09:04
2) Cilene Sophya dos Santos – 4:13:46
3) Daiane Luise Souza – 4:16:24
4) Cristina de Carvalho – 4:20:23
5) Rosália de Camargo Guarischi – 4:26:41

Mais informações e resultados completos da Vila do Farol K42 Bombinhas Adventure Marathon by Asics em www.bombinhasrunners.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário