sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Review - Asics Gel Trabuco 13


Confira esse super Review da Ana Barbara Vicentin. Editora Sênior do TrailRunning BRASIL.



"Escrevo aqui o meu primeiro review (de muitos) no TrailRunning BRASIL. Para começar, falarei da minha primeira aquisição de tênis específico para corridas em trilhas e montanhas, que foi o Asics Gel Trabuco 13. 

Dentre as marcas populares no mercado de tênis road running, a ASICS se destaca por também investir em desenvolvimento e tecnologia nos tênis para trail runnning. Seus tênis ficam no nível das marcas top do trail runnning, mas a ASICS consegue cativar porque os oferece com preços mais acessíveis. Antes de conhecer o Asics Gel Trabuco 13, eu pensava que para ter um tênis bom para corridas em montanha eu teria que desembolsar uma grana considerável para isso. Mas a minha felicidade foi descobrir que isso não era verdadeiro, quando o George Volpão me mostrou o modelo feminino destes tênis. Isso foi no começo de 2012, há uns seis meses. 



De lá para cá, o meu Asics Gel Trabuco 13 tem sido companheiro fiel de minhas empreitadas até agora, como foi na Corrida Noturna de Extrema, em 3 etapas do Circuito Paranaense de Corridas de Montanhas, na K42 Bombinhas e no Perdidos Trail Run, além de vários treinos pela Serra do Mar Paranaense. Nessas provas e lugares, passei por trilhas de todos os tipos e condições possíveis e o tênis se saiu muito bem:


Amortecimento: Eu acho o amortecimento deste tênis equilibrado. Não é sem amortecimento como os modelos minimalistas, mas também não é um amortecimento em demasia que faça perder a impulsão na corrida. Eu acho que está na medida certa, garantindo inclusive o conforto em corridas longas.

Aderência: A aderência do solado é muito boa em terrenos com pedras, lama, limo, capim, cascalho e úmidos, ou seja, em trilhas bastantes técnicas. Somente em terrenos de terra extremamente secos que eu não senti tanta segurança assim, pois houve algumas deslizadas que me fizeram sentir aquele susto!

Peso: Cada pé do tênis pesa aproximadamente 350 gramas. Se comparado com as marcas concorrentes ele perde um pouco neste quesito, por ter algumas gramas a mais de peso. Usando este fator, seu peso é mediano. Eu não cheguei a sentir nenhuma vez que o tênis estava pesado para correr, então para mim o peso dele está bom para as corridas que faço. Segundo a ASICS, o Asics Gel Trabuco 13 está com a plataforma mais leve que os anteriores.

Conforto: Acho que o conforto é o ponto de destaque deste tênis. Ele é bem arejado. A parte superior apresenta uma malha que permite a transpiração dos pés. A sola é reforçada, principalmente no calcanhar, permitindo pisadas firmes. O formato do interior do tênis se encaixa certo ao pé, senti isso já na primeira vez que usei o tênis. A almofada na parte traseira do calçado, que envolve até o tornozelo e a palmilha suficientemente almofadada garante um conforto extra, principalmente para os usos mais prolongados nas trilhas. 


Proteção: O cabedal em nylon mesh garante boa respirabilidade em situações de calor. As proteções nas partes dianteira, lateral e do calcanhar deixam os pés bem protegidos contra a colisão de pedras e raízes. Já dei algumas boas topadas quando estava correndo com esses tênis, e meus dedos continuaram intactos.

Durabilidade: Mesmo com uso intenso nesses 6 meses, ele não sofreu danos em costuras, tecidos e borrachas ou deformações sérias. Ele está bastante conservado e poderá ser usado em muitas trilhas ainda. Mas deve-se lembrar de que os tênis para trilhas devem ser evitados no asfalto, para que não haja o desgaste excessivo das garras do solado.

Considerações finais: Ideal para quem está começando no trail running, pois o investimento não é alto e se tem um tênis que dá conta do recado muito bem.  Com o Asics Gel Trabuco 13, você corredor iniciante pode se aventurar pelas trilhas com segurança e conforto. Mas o corredor mais experiente pode e deve usá-lo, pois também foi projetado pensando nas suas corridas (principalmente se estiver precisando renovar o seu tênis de trilha e a grana estiver curta!). 

 

O modelo tratado neste review foi o Trabuco 13, mas já existe nas lojas o modelo Trabuco 14, uma evolução do modelo anterior que acredito ter suas características melhoradas ainda mais. Quem sabe em breve, postaremos um review do Asics Gel Trabuco 14!"



Por:  Ana Barbara Vicentin é Editora Sênior do TrailRunning BRASIL. Apaixonada por corridas, montanhas e bike, aproveita o máximo que pode desfrutando da vida ao ar livre. Sente a alegria de ter servido de inspiração para muitas pessoas que passaram em sua vida, fazendo-as descobrir como é bom manter-se em movimento. Vive em Curitiba sempre com os pés pelas trilhas da região.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário