segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Um bate-papo com Zhanna Vokueva.


Ela é jovem, apaixonante, amigável, linda e ama atividades ao ar livre. Zhanna Vokueva, com apenas 25 anos, já é uma brilhante atleta. Depois de alguns dias no Brasil, foi para a Patagônia Argentina desafiar os 42 km da grande final Salomon K42. Tivemos a chance de fazer algumas perguntas a ela sobre si mesma e sobre a sua carreira… Aproveitem!



Zhanna começou sua carreira em 2006. Tendo como background o ski, sendo sempre parte de sua realidade treinar muito, normalmente 5 a 15 km por treino. Mas um dia, eis que ela decidiu que queria tentar alguma coisa nova. Então ela encontrou o time da Salomon, e naquele instante se apaixonou pela corrida, principalmente pelo estilo trail running. Seu primeiro desafio foi em 2010, na cidade de Dortmund, na Alemanha, na Dortmund Race. E foi lá que ela teve o primeiro resultado de sucesso em corrida de longa distância, com o 4º lugar em 35 km e o primeiro lugar em 21 km.

Depois dessa prova, Zhanna entendeu que o estilo Trail é parte da natureza dela. “Trail Running é como a vida, passamos por momentos especialmente difíceis, mas em cada um desses momentos aprendemos a suprerar as dificuldades”, diz a atleta.

Segundo ela, o Trail Running faz o seu caráter e lhe dá a chance para encontrar e atingir seus limites físicos e mentais. Apaixonada por montanhas, aprecia a natureza e gostaria que as pessoas entendessem essa beleza também. “Cada corrida trail ou treino, é como uma pequena parte da sua vida, quando você tem a chance de entender você mesmo. É uma experiência maravilhosa aprender sobre o seu corpo, esquecer os seus problemas. Eu amo trail running porque eu amo como pessoas de diferentes países do mundo vem todos juntos para um pequeno ou grande evento, e como o mundo inteiro, de alguma maneira, é envolvido. Isso é ótimo. Me faz sorrir.” 

No ultimo sábado, foi a sua primeira participação na K42 séries e sua primeira fez na Argentina também. Em relação a prova, ela disse que tentaria se manter positiva em sua mente, tentar controlar os pensamentos e corpo, afirmando que esse é o principal segredo do trail running. O que foi uma excelente estratégia, já que ela terminou a prova com o tempo de 4:50:16, conquistando o 8º lugar. 

A atleta russa não tem um lugar favorito para treinar, e acredita que existem muitos lugares maravilhosos para Trail Running no mundo. Cada lugar que já visitou tem sua própria beleza, e cada um transmite sentimentos e emoções diferentes. Ela gosta muito dos alpes, Pyrenees e das montanhas olímpicas. Os lugares são magníficos e cheios de memórias emocionantes para Zhanna.

Fazer parte de um grande time, é muito importante para ela. E é uma diferença muito grande de correr sozinho e sem nenhum suporte. Primeiro de tudo, todo o time são grandes amigos. Cada um é diferente, com diferentes habilidades, e ajudam uns aos outros a alcançar seus objetivos. E se consideram uma família com o espírito de um time. Todos ajudam Zhanna e a motivam no seu treinamento, ensinando-a a lidar com situações difíceis e muitas outras coisas durante as corridas longas. Ela aprecia e respeita seu time e diz que se você quer se tornar profundamente tocado, movido e inspirado, deveria tentar Trail Running!!

Planos para o futuro? Primeiro de tudo a nossa queridinha russa quer e precisa descansar. Ela precisa de algum tempo para se recuperar antes de sua próxima temporada. Ela não pode aproveitar muito a temporada de 2012, porque passou um longo tempo lesionada. Mas de qualquer forma, teve oportunidades para participar em diversas corridas e teve muitas experiências. Na próxima temporada, ela quer continuar a melhorar seus resultados em corrdas longas, ela que nessa temporada de 2012, tentou melhorar sua técnica de descida, o que ela considera ser a parte mais díficil nas corridas. Então ela vai tentar fazer isso de novo, de novo e de novo. 

Seus próximos desafios serão tentar melhorar seu tempo em corridas longas como a Giir di Mont, Canazei, Olympus Marathon e etc. Para ela, é importante saber que ela tem dado tudo o que pode na corrida. Para o ano que vem, irá focar em corridas de média distancia, esse será seu principal objetivo. 



E aí, gostaram? Nós adoramos a oportunidade. Aguardem o próximo post! 




Um comentário: